Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 O que é Iniquidade - Anomia?

Ir para baixo 
AutorMensagem
israel.fontoura




Mensagens : 4
Data de inscrição : 17/09/2011

O que é Iniquidade - Anomia? Empty
MensagemAssunto: O que é Iniquidade - Anomia?   O que é Iniquidade - Anomia? Empty17/9/2011, 9:51 pm


O fardo dos fariseus era a “Lei de Elohim”!?

O Eterno sabia _ através da Sua Onisciência, Onipresença e Onipotência _ que o inimigo de nossas almas se utilizaria de grupos que viriam após Moises dizendo que “não precisavam mais seguir a Lei, pois esta seria um peso”.

Então, o próprio Eterno já havia colocado a Sua resposta para esta mentira em Deuteronômio:

Porque este mandamento, que hoje te ordeno, não te é difícil demais, nem tampouco está longe de ti.

Não está no céu para dizeres:

Quem subirá por nós ao céu, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos?

Nem está além do mar, para dizeres:

Quem passará por nós além do mar, e no-lo trará, e no-lo fará ouvir, para que o cumpramos?

Mas a Palavra está mui perto de ti, na tua boca, e no teu coração, para a cumprires.



Yeshua e a Lei de Elohim

A atitude de Yeshua para com a “Lei de Elohim” é exatamente o oposto a postura de “não precisavam mais seguir a Lei”:


“Não penseis que vim abolir a Torah ou os profetas; não vim para abolir, mas para torná-los plenos.

Amen! Por que vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da Torah um só Yud ou um só traço, até que tudo seja cumprido.

Qualquer, pois, que violar uma destas mitsvot [mandamentos], por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que as cumprir e ensinar, será chamado grande no reino dos céus.” (Mat 5:17-19)



Acreditamos que Yeshua é o Messias?

Sim.

Quando Yeshua fez discípulos, ordenou que andássemos como Ele. Temos nós também de professar que não há “abolição da Torah”!

Yeshua cumpriu a lei do Eterno?

Se Ele não tivesse cumprido, Ele não poderia ser o Messias. Paulo fala: “sede meus imitadores, como eu sou do Messias”. Paulo evidentemente cumpriu a “Lei” como Yeshua cumpriu a “Lei”.

Como seguidor do Messias, tenho de viver o mesmo que Yeshua viveu. Cumprir a “Lei do Eterno” exclusivamente!

“Mas ele respondeu: Antes benditos os que ouvem a palavra de Elohim, e a observam.” (Lucas 11:28)

A palavra “observar”, em português, possui dois significados possíveis:

*

Cumprir, obedecer, ou praticar;
*

Espiar, espreitar, examinar, ponderar, ficar olhando a distancia sem ação.

Dentro do contexto desta passagem, fica claro que Yeshua falou: “benditos aqueles que ouvem a Palavra e a cumprem”!



Questão:

Qual era a Palavra que existia naquela época?


Como não existia o chamado “Novo Testamento” _ pois eles estavam vivendo o que seria depois narrado e escrito como tal _ a Palavra era a Torah ,Salmos e os Profetas.

Portanto, somos benditos por ouvir e cumprir a Torah!

“Se me amardes, guardareis as minhas mitsvot. [mandamentos]” (João 14:15)


A advertência de Yeshua:

“Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a violação da Torah.” (Mateus 7:23)


A versão Almeida induz ao equivoco, ao substituir a “violação da Torah” como “iniquidade”, utilizando de uma palavra que não é usual no uso cotidiano e tornando-a um conceito suave inicialmente.

Porém, a realidade do nosso idioma é que “iníquo” nada mais é que “aquele que é contrario a lei” _ que neste caso é a Torah.

“E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”


No grego há a palavra anomia, composta por “nomos” ou “Lei” mais o prefixo “a” que significa “contra”, gerando anomia como “contra a lei”.

Na mesma direção, no aramaico temos “EOLA” que também significa literalmente “violação da Lei”.

Yeshua esta dizendo sobre aqueles que chegaram ao final dos tempos, apontando os milagres, expulsão de demônios e outras coisas e a resposta será:

“nunca os conheci, vocês que violam a Lei (Torah)”.



Iniquidade

Embora o Judaísmo do Caminho demonstre que as Escrituras do chamado “Novo Testamento” foram oriundas de escritos em aramaico e hebraico, ao invés da tese da origem grega defendida pela igreja católica.

Mesmo a partir desta última versão temos a mesma conclusão na análise etimológica do termo anomia:

Grego: ανομια [anomia] (Substantivo feminino).

De ανομος [anomos] (α [a] -como uma partícula negativa- “sem”, e νομος [nomos] “Lei” = “sem lei”).

Negação da lei. Ilegalidade, falta de conformidade com a lei, violação da lei, desacato à lei, iniquidade, impiedade.



ανομια [anomia] aparece 15 vezes na versão grega do “Novo Testamento”. Em todas elas o sentido é apenas “aquele que é contrario a lei”.
Ir para o topo Ir para baixo
 
O que é Iniquidade - Anomia?
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: