Fórum Adventista
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Porque o diabo aceita cartão de crédito

Ir para baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador



Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

Porque o diabo aceita cartão de crédito Empty
MensagemAssunto: Porque o diabo aceita cartão de crédito   Porque o diabo aceita cartão de crédito Empty18/10/2008, 6:33 pm

Porque o diabo aceita cartão de crédito

Gustavo escreveu:
O ótimo texto sobre consumismo e cristianismo:

http://www.cristianismohoje.com.br/arti ... goid=35454

Não vou postar o texto inteiro aqui, por que é longo, e por que quem está hospedando o texto merece mais visitas para incentivar mais textos como este...
Fabris escreveu:
Gustavo,

Eu li o artigo todo (1ª parte) e o autor foi muito abrangente na questão.

Em minha opinião, a Terra não apresenta capacidade para sustentar 6 bilhões de habitantes com o nível de consumo atual (e é bom lembrar que menos de 10% desses habitantes consomem quase 60% dos bens produzidos no mundo.

Em todo caso, penso que demonizar o consumismo talvez não seja muito produtivo, nem muito sensato.

Uma família africana pode hoje ter uma geladeira porque, graças ao consumo atual, o preço da mesma é muito menor, já que se ganha em economia de escala.

Se reduzissemos o consumo de geladeiras, seus preços subiriam a tal ponto (já que haveriam poucos produtores dispostos a tentar vender produtos com demanda muito baixa) que uma família africana média voltaria a comprar gelo.

Penso que o desafio seja encontrar um equilíbio entre o que se consome e o que o planeta pode permitir em termos de consumo. Acho que apenas acordamos para esse problema, mas lembro que preservação e sustentabilidade passam pelos três R: Reutilizar, Reciclar e Reduzir.
Penso que o desafio seja aprender a sermos mais responsáveis.
Eu não sabia que minha vida era tão vazia, até que um dia eu tossi e deu eco!
Gustavo escreveu:
Bem, só agora consegui ler todo o artigo, que considerei ótimo.
Apesar do título, o artigo ainda não relacionou o consumismo em si com algum pecado, portanto, discordo que ele o demonizou. Mas creio que a questão ainda está em aberto.
Gostei do artigo, por que ele traça todo o histórico da mudança da mentalidade ocidental, da mudança teológica principalmente.

Bem, no meu modo de ver, acho que o consumismo pode ter suas vantagens, como você bem citou, mas as desvantagens são bem maiores.Tomando o exemplo da geladeira, para que uma família africana possa ter sua geladeira, teve-se que transformar a compra de geladeiras em uma necessidade constante. O fim da compra não é ter o produto, mas é a compra em si... Ou seja, se eu compro uma geladeira hoje, eu posso comprar uma nova daqui a três meses... E assim vai... Isto não funciona só comigo não... A família africana, se vê a necessidade de uma geladeira hoje, provavelmente terá a mesma necessidade de trocar de geladeira futuramente. Me lembro bem de minhas aulas no primário, que se ilustrava a dominação cultural americana no México, relatando-se que uma família que criasse galinhas as vendia para comprar Coca-cola. Vendia alimento para comprar um bem, que apesar de eu gostar muito, considero um bem dispensável. E como é que a família africana vai comprar uma geladeira, se a África é explorada por países industrializados que querem produzir bens para as sociedades consumistas com mais capital?

Qual a qualidade de vida de pessoas que trabalham para estar sempre comprando algo de novo, até mesmo as várias quinquilharias que lojas tipo Polyshop inventam de vender? Elas nunca estão satisfeitas, e nunca estarão...

Então, apesar de haver pontos positivos, e não nego que existam, acredito que haja também pontos negativos, e muitos.
Ir para o topo Ir para baixo
 
Porque o diabo aceita cartão de crédito
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: