Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Reunião de inovadores para ajudar a reinventar o culto e evangelismo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador


Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

MensagemAssunto: Reunião de inovadores para ajudar a reinventar o culto e evangelismo   12/10/2008, 5:48 pm

Reunião de inovadores para ajudar a reinventar o culto e evangelismo

October 3, 2008 Mount Vernon, Ohio, United States
Elizabeth Lechleitner/ANN

O adventismo precisa de uma 'cultura de inovação', declara líder denominacional
Raj Attiken deseja idéias. Quanto mais fora do convencional, melhor.


O líder adventista do sétimo dia em Ohio está apelando a uma "cultura de inovação" dentro da Igreja que incentive e aplauda formas relevantes e eficazes de promover cultos e trabalho evangelístico. Attiken se preocupa de que quando os membros se tornam "tão absorvidos em preservar a tradição e proteger a verdade" podem facilmente "avançar mais e mais para a inação e irrelevância".

Attiken e a Igreja em Ohio mantêm um grupo de pessoas e organizações, intitulado Parceiros na Inovação -- que propicia apoio e recursos para inovadores. A 4a. Conferência Anual Nacional Sobre Inovação, entre 5 a 7 de outubro, deve atrair pastores, administradores eclesiásticos, líderes leigos, educadores, estudantes e pessoas de negócio para Dublin, Ohio, este fim de semana.

Attiken declara que os inovadores "muitas vezes terminam saindo da Igreja Adventista porque crêem que não podem correr riscos". Quando a Igreja não é um "lugar seguro para se correr riscos para Deus" torna-se "desgastada e estagnada", diz ele, algo que espera que a conferência ajude a mudar. "Você não devia sentir que precisa sair da Igreja para tentar algo ousado para Deus".

As metas da conferência são "os membros desejosos de esticar seus pescoços" e que representam menos de 2,5 por cento da Igreja, diz Attiken, apoiando a teoria de Difusão de Inovações. Com subgrupos que se classificam desde "inovadores" a "retardatários", os teoristas empregam o modelo para explicar como tudo, de blue jeans a democracia, encontra ampla aceitação com o tempo.

"Não esperamos que todos venham a bordo de imediato, e isso está bem", ele diz. "Mas não podemos nos conformar em só fazer o que sempre temos feito".

É isso que membros da Igreja Adventista de Madison, no Tennessee, concluiu em 2006 quando decidiram manter suas portas abertas sete dias da semana, não apenas por umas poucas horas no sábado. Começaram a oferecer à comunidade de Madison apoio para saúde, aulas de inglês como segunda língua, e um programa "Adote um Avô", e festas de aniversário para crianças locais de orfanatos, entre outros projetos.

Madison é uma das finalistas concorrendo ao título de Igreja Inovadora do Ano, uma premiação anunciada na conferência pelo Centro de Recursos da Igreja (sigla em inglês CRC).

"Parece haver algo de contagioso a respeito de servir", declara Julie Vega, pastor para os Ministérios Evangelísticos de Madison. "Nossa Igreja está redescobrindo a verdade de que é melhor dar do que receber".

Esse é exatamente o propósito mais amplo que Attiken diz que toda inovação deve servir.

"Temos de reconhecer que não existimos por nós próprios. Devemos olhar o que está fora, além das paredes de nossa igreja e para a comunidade", ele declara.

Attiken não está querendo promover uma forma irreconhecível de adventismo, nem deseja alienar membros mais tradicionalistas. "O adventismo é suficientemente forte e dinâmico para todos. Não temos todos que ser inovadores, mas tampouco devemos sufocar nossos inovadores".

"Temos que nos lembrar que toda idéia tradicional foi outrora uma inovação", declara Dave Gemmel, diretor-associado do CRC. "Muitas igrejas estão fazendo coisas que funcionaram bem por gerações, mas simplesmente não estão funcionando agora consistentemente".

Attiken declara que a mudança é devida em parte a atitudes sobre religião que têm se modificado, especialmente na América do Norte. "Sentimos ser necessário propiciar um fórum que estimule novas formas de pensar sobre meios em que a Igreja pode se re-situar -- reinventar-se -- e manter-se relevante", diz ele.

Oradores principais da Conferência incluem Robert Wuthnow, autor e diretor do Departamento de Sociologia da Universidade Princeton; Leonard Sweet, E. Stanley Jones professor de evangelismo da Escola Teológica Drew; Kelly Monroe Kullberg, fundadora e diretora do projeto de desenvolvimento do Fórum Veritas; James Tucker, professor de psicologia educacional da Universidade do Tennessee; e Julius Nam, professor-associado de religião da Escola de Religião da Universidade Loma Linda.

Para ter mais informações e registro na Conferência Sobre Inovação, visite sdapartnersininno vation.org.

http://news.adventist.org/data/2008/1223052319/index.html.pt
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Reunião de inovadores para ajudar a reinventar o culto e evangelismo
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Como ajudar namorada com depressão?
» Namorado de alguém que sofre de ansiedade precisa de ajuda para ajudar!
» questao da bahiana de medicina
» Alguém me ajuda?
» Silas Malafaia e sua doutrina - tópico oficial

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: