Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 O sábado e os fusos horários

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador


Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

MensagemAssunto: O sábado e os fusos horários   12/10/2008, 4:53 am

Nem Daniel, nem Pedro, nem Paulo levavam em conta os fusos de Babilônia, em Antioquia (At 13:14), em Pisídia (At 13:42), Filipos (At 16:13), Tessalônica (At 17:2), Roma (At 18:4), Pátmos (Ap 1:10), etc ...

Lembrando que o profeta Daniel guardou o sábado quando morou na cidadela de Susã, a capital do Império Persa. Susã fica no extremo oeste e sudoeste do Iran atual, mais distante ainda de Israel. O sábado literal é o do Jardim do Éden, com fuso horário disitinto de Israel. Mas Cristo e o profeta Daniel não viram isso como obstáculo, pois mesmo estando em um fuso horario diferente do Éden guardaram o sábado sem reprovação divina.



Nos mapas abaixo pode-se verificar que de Jerusalém a Susã são duas horas de diferença:





Obs: Quando Paulo se encontrava num dia de sábado em Antioquia (At 13:14), em Pisídia (At 13:42), Filipos (At 16:13), Tessalônica (At 17:2), Roma (At 18:4), ele guardava o sábado local e não o domingo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
Ronaldo
Administrador
Administrador


Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

MensagemAssunto: Re: O sábado e os fusos horários   12/10/2008, 4:57 am

Nas Regiões Polares dias e noites duram seis meses. Guarda-se o Sábado lá? Lógico que sim! Como? Veja: “Vendo que as Escrituras Sagradas ensinam a observância do Sábado do pôr-do-Sol ao pôr-do-Sol, pessoas há que concluem ser isso impossível no Extremo Norte, onde há todos os anos um período durante o qual o Sol permanece no alto, e outro em que ele permanece oculto abaixo do horizonte, durante as completas vinte e quatro horas do dia. “É certo que residem ali numerosos observadores do Sábado, os quais afirmam não ser difícil saber quando chega a hora do pôr-do-Sol, para então iniciarem a observância do dia de repouso.

Surpreendem-se com efeito, ao saberem que haja quem isso julgue impossível. “No período em que o Sol está oculto abaixo do horizonte, os guardadores do Sábado no Extremo Norte observam o dia de sexta-feira ao meio-dia até o Sábado ao meio-dia, porquanto essa hora corresponde ao pôr-do-Sol na região ártica no inverno. Pois todos os dias, enquanto o Sol se oculta sob o horizonte meridional, ele atinge seu zénite ao rneio-dia, visto como nessa hora tanto se levanta como se põe, abaixo do horizonte. “Daí por diante, passa a ser visível o pôr-do-Sol, assinalando o começo e o fim do sétimo dia. Cada dia o Sol se ergue um pouco mais cedo e se põe um pouco mais tarde, de modo que a 21 de março (equinócio vernal). o nascer do Sol se dá às 6 horas da manhã, pondo-se às 6 horas da tarde. “Nos dias de verão, em que o Sol não se põe, quando ele alcança o zênite (o ponto mais alto em seu aparente caminho circular no Céu) os habitantes de além do circulo ártico sabem que é meio-dia. E quando chega ao nadir (o ponto mais baixo em seu aparente caminho circular no Céu), nos dias de verão, eles sabem que é meia-noite. Este ponto mais baixo no aparente circuito solar de vinte e quatro horas no Céu é pelos habitantes daquela região denominado ponto do norte. Corresponde, como dissenios, ao pôr- do-Sol. Daí, os habitantes de além círculo ártico, observam no verão o sétimo dia de meia-noite de sexta-feira até meia-noite de Sábado, pois o Sol está então em seu nadir (o ‘mergulho ‘), que é também o ponto do pôr-do-Sol. “Nem os observadores do domingo nem os do Sábado têm qualquer dificuldade em saber quando começa seu dia de repouso religioso, no Extremo Norte.

Em dois períodos do ano o visível pôr-do-Sol serve de sinal para marcar o princípio co fim do sétimo dia para os adventistas na região ártica. E nos dias em que o Sol não aparece acima do horizonte, o Sábado é observado de sexta-feira, ao meio-dia, até o meio-dia do Sábado, por isso que essa hora corresponde ao tempo do pôr-do-Sol, segundo o prova o último pôr-do-Sol visível ocorrido no princípio do período, e o primeiro pôr-do-Sol visível ocorrido no final do período. Mas durante o tempo em que o Sol está no Céu continuamente, o Sábado é observado de sexta-feira à meia-noite, até meia-noite do Sábado , porque o sol está em seu nadir nesse momento do dia, como prova o último pôr–do-sol visível no princípio do período , e o primeiro visível por-do-sol ocorrido no final do período.” R. L. Odom, The Lord´s Day On a Round World, págs. 121,122,138,140,141,143,144.

Citado em Consultoria Doutrinária, pág. 154. “E mesmo na terra do ‘Sol da meia-noite’ , pergunta-se a um explorador dos povos e ele achará ridículo a idéia de não Ter ali noção do dia, seu começo e fim. Os exploradores árticos mantém exata contagem dos dias e semanas em seus diários, relatando o que fizeram em determinados dias. Eles dizem que naquela estranha e quase desabitada terra, é possível notar a passagem dos dias durante os meses em qtic o Sol está acima do horizonte, pelas posiçôes variáveis do SoL e durante os meses em que o Sol está abaixo do horizonte, pelo vestígio perceptível do crepúsculo vespertino. E se um sabatista se encontrasse lá no polo, e tivesse algum receio de perder a contagem das semanas, bastar-lhe-ia dirigir-se, por exemplo, a uma missão evangélica entre os esquimós, e lá obteria a informação do que deseja, pois os missionários sem dúvida saberiam quando é domingo para nele realizarem sua Escola Dominical… Certamente que eles não perderiam o ciclo semanal.” —Arnaldo B. Christianini, Subtilezas do Erro, pág. 177-178.

Alexander Rangel Dir. J.A de São João de Meriti - RJ ” A mensagem do advento a todo mundo da minha geração ”
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
O sábado e os fusos horários
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» UEL - Fusos horários.
» Fuso Horário
» ORAÇÕES COM HORÁRIO DEFINIDO Dn. 6.10
» medicamentos em horas (doses ciclicas)
» Relógio - OBM

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: