Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 A classificação Taxônomica não é absoluta

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador


Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

MensagemAssunto: A classificação Taxônomica não é absoluta   5/10/2008, 9:37 am

Existem muitas formas de classificar os objetos, inclusive os seres vivos. Em geral, não existe uma forma "correta''. Contudo, em um sistema de classificação podemos falar em "correto'' e "incorreto'', "verdadeiro'' e falso, desde que haja informação perfeita. Trata-se da taxonomia cladística. Isto não é possível pois ela baseia sua classificação inteiramente nas relações de parentesco, que não é única, isto é, a árvore da vida não para de se modificar. Na prática, existem várias árvores possíveis (pois a informação não é perfeita), e aplicamos o princípio da parcimônia para escolher a "melhor" árvore, em outras palavra, a mais conveniente.

Existem dois grandes grupos de toxonomistas, distintos por sua filosofia principal: os que têm o objetivo declarado de descobrir relações evolutivas (``fileticistas'') e os que insistem em manter a prática da taxonomia separada da teoria (evolucionista) (chamemo-nos de ``medidores de semelhança pura''). Dentre os fileticistas, existem os cladistas e os toxonomistas evolucionistas ``tradicionais''. Aqueles consideram apenas os ramos, a ordem em que as linhagens separaram-se no tempo. Estes consideram também a quantidade de mudança que ocorreu. Já os medidores de semelhança pura dividem-se em duas subescolas: escola ``fenoticista'' (ou ``taxonomia numérica'') e os ``cladistas transformados'' (cladistas apenas por razões históricas, por que cladistas eles não são de jeito nenhum!). 03:34 (1 minuto atrás) excluir Ronaldo
Os cladistas transformados não assumem a evolução para a sua prática taxonô-mica (assim como os fenoticistas), mas tomam como axioma que a classificação é hierárquica. Dawkins aponta algumas contradições a que isto leva. ``É quase um fato bizarro demais para merecer crédito, mas alguns dos principais cladistas transformados professam uma autêntica hostilidade à própria idéia de evolução, especialmente à teoria da evolução darwiniana. Dois deles, G. Nelson e N. Platnick, do Museu Americano de História Natural de Nova York, chegaram ao ponte de escrever que o ``darwinismo (...) em suma, é uma teoria que foi testada e se revelou falsa''. Eu (Dawkins) adoraria saber que ``teste'' foi esse e, mais ainda, adoraria saber com base em que teoria alternativa Nelson e Platnick explicariam os fenômenos que o darwinismo explica, especialmente a complexidade adaptativa''. Após uma calorosa e dura crítica a estas colocações dos cladistas transformados, Dawkins encerra o capítulo dizendo: ``Agora é melhor eu sair e cuidar do jardim ou fazer alguma outra coisa''. 03:36 (0 minutos atrás) excluir Ronaldo
A classificação Taxônomica vigente, a de Lineu, é apenas uma convenção. Antropologistas têm observado que as taxonomias são inerentes à cultura local e aos sistemas sociais, servindo a várias funções sociais. Essa classificação por sua vez depende inteiramente da arvore da vida que por conseguinte sofre periodicamente enchertos, podas e cortes. Toda vez que a arvore da vida sofre mudanças a taxonomia vai junto. Um bom exemplo dessas mudanças na arvore da vida pode ser acompanhada através do link abaixo:

http://criacionista.blogspot.com/2008/05/rvore-da-vida-de-darwin-sofre-ataque-na.html

Science Daily começou seu relato com um sumário do impacto: "Uma nova pesquisa mapeando a história evolucionária dos animais indica que o primeiro animal da Terra — uma criatura misteriosa cujas características somente podem ser inferidas de fósseis e de pesquisas com animais vivos — foi provavelmente mais significantemente mais complexo do que previamente crido." Um título secundário foi "Sacudindo a árvore da vida".
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
A classificação Taxônomica não é absoluta
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Qual a sua classificação e qnts posições vcs ja cairam?
» Classificação de Funções
» CLASSIFICAÇÃO DE ÓXIDOS
» CLASSIFICAÇÃO DO ÓXIDOS
» Proposta de classificação para astros

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: