Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Circuncisão e sábado versus deuses pagãos!

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
docdeoz
Global Moderador
Global Moderador


Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/07/2008

MensagemAssunto: Circuncisão e sábado versus deuses pagãos!   11/1/2011, 4:54 am

Circuncisão e sábado versus deuses pagãos!
Introdução:
Muito questionada é a necessidade dos judeus em cortarem a pele do prepúcio como um sinal de adoração a IHVH. Entretanto, fazendo uma análise dos cultos da época ficamos surpresos como o “culto do falo” existente nas civilizações circunjacentes na época em que floresceu a cultura hebraica .
E o sábado, poderia estar relacionado a algo similar na atualidade? Penso que sim.

A circuncisão judaica:
Cerimônia religiosa em que é cortada a pele, chamada prepúcio, que cobre a ponta do órgão sexual masculino. Os meninos israelitas eram circuncidados no oitavo dia após o seu nascimento. A circuncisão era sinal da ALIANÇA que Deus fez com o povo de Israel {#Gn 17.9-14}. No NT o termo às vezes é usado para designar os israelitas {#Gl 2.8; Cl 4.11}; v. NTLH. Outras vezes significa a circuncisão espiritual, que resulta numa nova natureza, a qual é livre do poder das paixões carnais e obediente a Deus {#Jr 4.4; Rm 2.29; Cl 2.11; Fp 3.3}. (Dicionário Bíblico Almeida)

Um exemplo dos ritos pagãos foi na entrada de Israel em Canaã e seu desvio pelas mulheres da terra e suas conseqüências: números 25:1
(DO) E ISRAEL deteve-se em Sitim, e o povo começou a prostituir-se com as filhas dos moabitas. E convidaram o povo aos sacrifícios dos seus deuses; e o povo comeu, e inclinou-se aos seus deuses.

Exemplo de culto ao falo- os sumerianos
“Desde o surgimento da civilização ocidental, o pênis é mais que mera parte do corpo: tem sido sobretudo uma idéia, um padrão conceitual. Uma das mais antigas evidências disso foi encontrada entre as ruínas da cidade suméria de Eridu, onde os arqueólogos desenterraram pequenas tabuletas cuneiformes de 5 mil anos de existência que mostravam as proezas do deus Enki. Também chamado “determinador dos destinos” ou “organizador do universo”, era um grande benfeitor da humanidade e deu vida aos rios Tigre e Eufrates- dos quais surgiu, precisamente, a civilização suméria. Há relatos sobre a maneira como a divindade , com o pênis ereto, “ejacula” sobre o Eufrates, enchendo-o de água. Posteriormente fez o mesmo sobre o Tigre, “com o pênis ereto como um grande touro selvagem”.
Finalmente, Enki utilizou seu membro viril para cavar as primeiras vias de irrigação do mundo, inventar a reprodução sexual e dar vida ao primeiro bebê humano. Depois de tudo isso exclamou: “Que seja louvado meu pênis!” (de uma monografia de citrato de sildenafila )

Exemplo dos gregos
“Dionísio era homenageado durante todo o ano em Atenas com sete festivais-cada um marcado por uma procissão de phalloi (réplicas de pênis) transportados por phallophoroi (carregadores de pênis) que atravessavam a cidade”. (mesma monografia)
Sem comentários!...

CONTINUA...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
docdeoz
Global Moderador
Global Moderador


Mensagens : 9
Data de inscrição : 31/07/2008

MensagemAssunto: Re: Circuncisão e sábado versus deuses pagãos!   11/1/2011, 4:59 am

Os cristãos:
1 Coríntios 6:18 (TB) Fugi da fornicação. Todo o outro pecado, qualquer que o homem cometer, é fora do corpo; mas aquele que comete fornicação, peca contra o seu próprio corpo
porneuo

de 4204; TDNT-6:579,918; v

1) prostituir o próprio corpo para a concupiscência de outro
2) estregar-se \a relação sexual ilícita
2a) cometer fornicação
3) metáf. ser dado \a idolatria, adorar ídolos
3a) deixar-se arrastar por outro \a idolatria.
Muita prostituição existia com prostitutos cultuais e cultos à Afrodite no tempo dos primeiros cristãos!

E o sábado?
Uma análise do criacionismo vai demonstrar o uso do sol como iniciador da vida através da geração espontânea contra a criação especial, feita por Deus! O surgimento da Teoria da Evolução no século XIX foi o início da tentativa de explicar um Universo baseado em leis naturais, sem a necessidade de um Deus! O site da Sociedade Criacionista Brasileira pode dar maiores explicações osbre o assunto!

Outrossim, diante das pretensões evolucionistas, soa estranha ao membro da IASD a colocação do domingo como dia de guarda, feita pela ICAR, como vemos na enciclopédia on-line:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Domingo
O domingo é o primeiro dia da semana, seguindo o sábado e precedendo a segunda-feira.A palavra é originária do latim Dies Dominica, que significa "Dia do Senhor". Existe, nessa mesma acepção, em espanhol (Domingo), italiano (Domenica) e francês (Dimanche).Numa referência a cultos pagãos antigos, que dedicavam este dia ao deus Sol, em língua inglesa se diz Sunday, e no alemão Sonntag com o significado de "Dia do Sol".

http://pt.wikipedia.org/wiki/Sol
O Sol é a estrela responsavel por permitir a vida na terra, é considerado uma estrela de grandeza média, por outro lado, pela seqüência principal do diagrama de Hertzsprung-Russel, pode ser considerado uma estrela anã. Em torno dele gravitam 8 planetas, 3 planetas anões 1600 asteróides, 138 satélites e um grande número de cometas. Sua massa é 333.000 vezes a da Terra e o seu volume 1.400.000 vezes. A distância do nosso planeta ao Sol é de cerca de 150 milhões de quilómetros (ou 1 Unidade Astronômica - U.A. -, aproximadamente). A luz emitida pelo sol demora cerca de 8 minutos para chegar na terra. Presume-se que o Sol tenha 5 bilhões de anos de idade e é composto por matéria ordinária.
Dez Mandamentos e a Moral Ver artigo principal: Dez Mandamentos e Teologia moral católica
Existem várias representações dos Dez Mandamentos, que é a base e o mínimo fundamental da Lei moral (ou Lei de Deus), devido à diversidade de traduções existentes. A mais utilizada é aquela ensinada actualmente na catequese de língua portuguesa da Igreja Católica:
• 1º Amar a Deus sobre todas as coisas.
• 2º Não invocar o Santo Nome de Deus em vão.
• 3º Guardar domingos e festas de guarda.
• 4º Honrar pai e mãe.
• 5º Não matar.
• 6º Guardar castidade nas palavras e nas obras.
• 7º Não roubar.
• 8º Não levantar falsos testemunhos.
• 9º Guardar castidade nos pensamentos e nos desejos.
• 10º Não cobiçar as coisas alheias.
Para os católicos, eles são de observância e cumprimento obrigatórios, porque "enuncia deveres fundamentais do homem para com Deus e para com o próximo" e dão a conhecer também a vontade divina sobre a conduta moral dos homens [51].
http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Cat%C3%B3lica

Conclusão: Causa espécie, demonstrada a comparação entre a circuncisão e o sábado, que pessoas de notório saber não atentem para o verdadeiro significado da questão: verdadeira adoração a Deus! É claro que a circuncisão teve o seu tempo, enão temos os cultos ao “falo” de maneira tão visível nos dias atuais! Mas outros “deuses” se apresentam ao cristão, dentre os quais o materialismo e o hedonismo conseqüente-“comamos e bebamos”, o empirismo nas ciências, o existencialismo na filosofia...Todos advindo da teoria da evolução e da negação de Deus como Criador! Assim como a circuncisão contrapunha-se aos cultos voltados a sexo da antiguidade, nos parece correto que o sábado volte-se para o Deus Criador, contrapondo-se à Teoria da Evolução!
Saudações cristãs!


Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Circuncisão e sábado versus deuses pagãos!
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Porque existe semelhanças na história de Jesus com a dos deuses pagãos?
» A Idolatria Afasta até os Próprios Pagãos dos Seus Deuses (Falsos)
» Feliz sábado!
» E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado...
» Estudo Bíblico: Confissões de Fé Sobre a Lei e o Sábado

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: