Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Lutero e os Dez Mandamentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador


Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

MensagemAssunto: Lutero e os Dez Mandamentos   10/1/2009, 3:32 am

Catecismo Menor de Lutero
Primeira Parte: Os Dez Mandamentos

Primeiro Mandamento: Eu sou o Senhor, seu Deus. Você não deve ter outros deuses além de mim.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e confiar nele acima de tudo.

Segundo Mandamento: Não abuse do nome do Senhor, seu Deus, porque o Senhor não considerará inocente quem abusar do seu nome.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, por isso, em seu nome não amaldiçoar, jurar, praticar a magia, mentir ou enganar; mas devemos pedir a sua ajuda em todas as necessidades, orar, louvar e agradecer.

Terceiro Mandamento: Santifique o dia de descanso.

Que significa isto?

Devemos temer e amar a Deus e, por isso, não desprezar a pregação e a sua palavra; mas devemos ter respeito por ela, ouvi-la e estudá-la com gosto.

{Daí, ele vai comentando um por um dos mandamentos, para concluir dizendo:

Que diz Deus de todos estes mandamentos?

Ele diz: "Eu, o Eterno, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os netos e bisnetos. Porém, sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações."

Deus ameaça castigar todas as pessoas que não cumprem estes mandamentos; por isso, devemos temer a sua ira e não deixar de cumpri-los; mas ele promete graça e todo o bem às pessoas que os praticam. Por isso, devemos amá-lo, confiar nele e guardar os seus mandamentos de boa vontade.

Pronto, quero ver Articulador refutando UM POR UM os pontos acima apresentados.

Se alguém quiser examinar o Catecismo Menor de Lutero na integra, clique em http://www.mluther.org.br/Luteranismo/catecismo%20menor.htm .

Última edição por Azenilto_Brito dia Sex 9 Jan - 22:27, editado 1 vezes


O fato de Lutero reiterar como MANDAMENTO o "Santifique o dia de repouso" é altamente significativo à luz do que o mesmo Lutero declarou, corrigindo concepções falsas que surgiram a respeito de seu posicionamento sobre o tema da lei divina.

Vejam trechos de seu documento esclarecedor, "Tratado Contra os Antinomistas":

“Verdadeiramente, admiro-me muitíssimo como se chegou a imputar-me que eu rejeitaria a Lei ou os Dez Mandamentos, já que existem tantas de minhas próprias exposições (e de várias modalidades) sobre os mandamentos, os quais são também diariamente expostos e empregados em nossas igrejas, para nada dizer da Confissão e da Apologia, e outros de nossos livros. E a isso se acrescente o costume que temos de cantar os mandamentos em duas diferentes canções; além de pintura, impressão, talhas e repetição deles pelas crianças, tanto de manhã, quanto ao meio-dia, e à tardinha; . . . e eu próprio, ainda que já velho, costumo recitá-los diariamente, feito uma criança, palavra por palavra”.


Mais adiante, retoricamente até exemplifica o que alguém poderia dizer:

“O quê? O bom Dr. Lutero incentiva tão ardorosamente o [aprendizado dos] Dez Mandamentos e, contraditoriamente, ensina que devem ser rejeitados?”


E prossegue:

“Verdadeiramente, tenho ensinado e ainda ensino que os pecadores devem ser levados ao arrependimento pela pregação e ponderação dos sofrimentos de Cristo, para que possam ver quão grande ira tem Deus pelo pecado. E este não pode ser expiado senão pela morte do Filho de Deus. . . . Mas como se admitiria daí que, com isso, a lei deve ser removida? . . . Quando Isaías diz, no capítulo 53, ‘foi moído por causa das transgressões do Meu povo’, rogo que me digam—aqui os sofrimentos de Cristo são pregados, de que Ele foi esmagado por nossos pecados: É a lei com isso rejeitada? Qual é o significado destas palavras, ‘pelos pecados de meu povo’? Não é o sentido delas, ‘porque o meu povo tem pecado contra a Minha lei, e não a têm observado?’ Ou pode-se imaginar que não haveria qualquer pecado onde não há lei? Quem quer que anule a lei, deve por necessidade anular o pecado também. . . Pois o Apóstolo declarou: ‘Onde não há lei, não há pecado’. Se não houver pecado, então Cristo nada é. Pois, por que morreu Ele, se não houvesse lei nem pecado, pelo que iria Ele morrer? Por aí se pode ver que o diabo tenciona, mediante essa assombração enganosa, eliminar, não tanto a lei, como a Cristo, o cumpridor da lei.

“Pois ele sabe muito bem que Cristo pode ser rápida e levianamente esquecido: mas a lei sendo gravada no fundo do coração, é impossível apagá-la, como podes observar nas queixas que são expressas pelos benditos Santos de Deus nos Salmos, que não podem suportar a ira de Deus, que nada mais é do que a pregação viva da lei em suas consciências. E o diabo também não é ignorante . . . de que é impossível que a lei possa ser removida do corações dos homens, como o Apóstolo o prova no segundo capítulo aos Romanos, vs. 14 e 15.

“Seu principal estratagema [do diabo], portanto é tornar as pessoas seguras, e ensiná-las a diminuir tanto a lei quanto o pecado, a fim de que quando forem subitamente tomados, seja por morte ou por uma consciência má, possam sem qualquer remediação afundarem no inferno. . . .”


E, sendo Lutero o grande campeão da Sola Scriptura e ele reitera o princípio, "Santifique [o que significa pelo original, separe para Deus] o dia de repouso", basta conferir na Escritura que dia é determinado por Deus para o repouso dos Seus filhos desde a criação do mundo, e não dá outro--o sábado do sétimo dia.

Não existe domingo no Novo Testamento como dia especial, e os defensores dessa tese JAMAIS conseguem demonstrar isso, por mais que sofismem. Já vimos como os argumentos de defesa do domingo são todos falaciosos no artigo da página 14, "Acertos e Desacertos da Declaração de Fé dos Batistas da Convenção Batista Nacional no que Tange ao Tema da Lei e do Sábado". Não deixem de conferi-lo.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
Lutero e os Dez Mandamentos
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Martinho Lutero e o Anti-Semitismo
» Os dois maiores mandamentos já faziam parte do pentatêuco !
» A fé sem obras é morta
» Quais mandamentos da Lei foram reafirmados na Nova Aliança?
» UMA BOMBA PARA OS DEFENSORES DO SABADO E DAS LEIS .613 mandamentos do judaísmo

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: