Fórum Adventista

Não se opor ao erro é aprová-lo, não defender a verdade é suprimi-la !
 
InícioInício  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Universos tem causalidade ? Teria propósito?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Ronaldo
Administrador
Administrador


Mensagens : 261
Data de inscrição : 13/04/2008

MensagemAssunto: O Universos tem causalidade ? Teria propósito?   8/1/2009, 6:20 am

Triangulação dinâmica causal...
O Universos tem causalidade. Teria propósito?

Se do Universo tem propósito, é Criado por uma Consciência e a prova de que Deus existe...

Imagine uma paisagem composta por estruturas triangulares microscópicas que constantemente se reorganizam em novas configurações. Vista a distancia, a paisagem parece perfeitamente uniforme. Mas, de perto, e um turbulento caldeirão de estranhas formas geométricas. Essa idéia aparentemente simples e o coração de uma nova teoria chamada triangulação dinâmica causal (TDC), uma nova e promissora abordagem para solucionar o mais complicado problema da física. - a unificação das leis da gravidade com as da mecânica quântica. Por mais de 20 anos, os físicos apostaram em minúsculas cordas (ou filamentos) de energia para unificar todas as formas fundamentais da Natureza. Mas alguns cientistas dizem que esta teoria esta equivocada, pois ela se baseia num espaço-tempo fixo. Um modelo melhor, argumentam eles, deveria gerar não apenas partículas e forças, mas também o espaço-tempo dinâmico previsto pela relatividade geral. Nos anos 80 e 90, esses pesquisadores desenvolveram a gravidade quântica em laços, que descreve o espaço como uma rede de pequenos volumes de apenas 10-³³ centímetro de largura.
Embora esta abordagem tenha obtido alguns notáveis sucessos, tais como predizer as propriedades dos buracos negros, ela ainda tem de passar por um teste essencial: demonstrar que este emaranhado de volumes sempre se arranja de modo a formar as quatro dimensões de espaço-tempo conhecidas. A TDC tem menos de 10 anos de vida, mas já superou esse obstáculo. Concebida principalmente por três físicos teóricos europeus - Rena-te Loll, da Universidade de Utrecht, na Holanda, Jan Ambj0rn, da Universidade de Copenhague, e Jerzy Jurkiewi-cz, da Universidade de Ja-giellonian, na Polônia -, ela constrói geometrias de espaço-tempo a partir de estruturas triangulares simples, de forma muito semelhante à usada pelo famoso arquiteto Buckminster Fuller para criar domos geodésicos. A peca básica dessa teoria e o 4-simplex, na denominação em inglês, que equivale a um tetraedro em quatro dimensões (da mesma forma que um tetraedro tem quatro faces triangulares, um 4-simplex possui cinco tetraedros). Embora cada simplex seja geometricamente plano, eles podem ser encaixados em uma grande variedade de estruturas para produzir espaços-tempo curvos. Como a teoria quântica estipula que a estrutura do espaço-tempo em escalas muito pequenas esta em constante mudança, os pesquisadores determinam a sua geometria pela soma de probabilidades de todas as possíveis configurações dos simplexes. Tentativas anteriores de triangular o Universo dessa maneira terminaram em resultados absurdos: espaços-tempo enrugados, com um número infinito de dimensões ou geometrias enroladas com apenas duas dimensões.
O que salvou a TDC foi excluir as configurações que violavam a causalidade (ou seja, estruturas que permitiriam a um evento preceder sua causa). Em 2004, Loll, Ambj0rn e Jurkiewicz utilizaram simulações por computador para demonstrar que universos-modelo construídos por centenas de milhares de simplexes são quadridimensionais. Recentemente, os cientistas demonstraram que o formato em grande escala de seus universos e exatamente o previsto pela teoria padrão da cosmologia. O próximo passo para a TDC será a incorporação da matéria no modelo, para ver se ela simula as equações completas da relatividade geral. De acordo com Lee Smolin, do Instituto Perímetro de Física Teórica, em Waterloo, Canadá, a teoria pode gerar predições testáveis, tais como pequenas mudanças na velocidade de fótons de alta energia causadas pela geometria nao-classica do modelo em pequenas escalas. Sendo um dos pioneiros da gravidade quântica em laços, Smolin diz que a TDC não recebeu, até agora, a atenção que merece por parte dos físicos teóricos, possivelmente porque a abordagem depende muito de simulações por computador. “Não e uma coisa fácil de fazer; algo que se possa obter com papel e lápis”, diz. [MarkAlpert]
[Fonte: Revista Scientific American - pág.18-março de 2007]

http://physicsact.wordpress.com/2007/10/21/triangulacao-dinamica-causal/
Não está descrito aí que os autores decidiram incorporar a causalidade especificando um seta de tempo apontando do passado para o futuro em vez de esperar que a causalidade emergisse dos próprios experimentos e equações.

O que é causalidade:
"Causalidade é o princípio pelo qual os eventos ocorrem numa seqüência temporal específica de causa e efeito e não numa sucessão desordenada, aleatória. Na abordagem da gravidade quãntica proposta pelos autores, a distinção entre causa e efeito é mais fundamental para a Natureza que uma propriedade deduzida"

SCIAM BR, Agosto 2008, p. 32.

Acresço que causalidade pode apenas ser percebida pelo cérebro consciente ou de animais pensantes, segundo tenho lido, na Biologia.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário
 
O Universos tem causalidade ? Teria propósito?
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» O propósito do sofrimento.
» Propósito número 1 do Gospel Brasil
» Hidrostática UFU
» A propósito da Revolução de Avis
» (CN) Num depósito

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Fórum Adventista :: Teologia :: Acervo Teológico Adventista :: Textos-
Ir para: